quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dia da sogra

Hoje, 28 de abril, é dia da sogra e não se pode deixar de homenageá-las. Já tive algumas sogras e com uma em especial não me dava bem. Mas hoje, a sogrinha que tenho é incomparável, uma grande amiga e excelente mãe.

Trago aqui um recadinho às sogras, que espero, sejam sempre como a minha.


“Uma mãe dá sempre o melhor a seu filho, porque é isso o que Deus espera que ela dê aos seus filhos, noras e genros. E esse ‘melhor’ consiste nada mais nada menos do que na dádiva do próprio coração.

A amizade e o carinho devem ser a base do relacionamento entre as sogras e as noras. Não há nada tão nefasto como ‘massificar’ as pessoas, tentando, por exemplo, enxertar uma nora recém-chegada como se fosse apenas ‘mais uma’ no bloco ou clã familiar. Por muito simpáticos que sejam os membros de uma família, por muito agradável que seja ao genro ou à nora sentirem-se parte dessa comunidade inicialmente estranha que é a família da mulher ou do marido, o que eles precisam urgentemente, como primeira coisa, é serem considerados suficientemente importantes para merecerem uma atenção individual, um tratamento direto e, ao mesmo tempo, cheio de delicadeza.

É preciso, portanto, personalizar o relacionamento com todos os componentes da nova família. Explico-me. A nora deve ser importante à sogra, independentemente de ser a "esposa do Carlinhos". A sogra deve estimara a nora não pelo que esta representa, mas pelo que realmente é. Deve se chegar a ter uma amizade pessoal, íntima e profunda, com os cônjuges dos filhos. Porque, quando há essa amizade, feita de aceitação e apreço, sempre existem coisas para contar, alegrias para compartilhar, interesses comuns, desejos de aprender uns com os outros e de melhorar o próprio comportamento, discrição e tato, sal e luz.”

Parabéns a todas as SOGRAS!

Texto adaptado.
Referências:  A sogra e a nora ideal. <http://mensagensepoemas.uol.com.br/familiares/sogra/a-sogra-e-a-nora-ideal.html> Acesso em 28/04/2011.

2 comentários:

  1. É tão gostoso saber que as duas mulheres que eu mais amo no mundo se dão tão bem. Me sinto muito realizado nesse ponto. Ao meu amor, meu sincero obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, e parabéns às sogras!

    ResponderExcluir